22 de setembro de 2008

Exercicios da aula de ECONOMIA/PARTE-1

Faculdade Fabrai
Disciplina: Economia
Professor: Christiano Alves Farias


Exercícios de Revisão


Unidade I - Introdução Geral e Conceitos Fundamentais


1) A curva de possibilidade de produção é utilizada nos manuais de economia para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econômico: por um lado, os recursos são limitados (escassez) e não podem satisfazer todas as necessidades ou desejos, por outro é necessário realizar escolhas. Essa curva, quando construída para dois bens, mostra:

a) os desejos dos indivíduos perante a produção total desses dois bens.
b) a quantidade total produzida desses dois bens em função do emprego total de mão-de-obra.
c) a quantidade disponível desses dois bens em função das necessidades dos indivíduos dessa sociedade.
d) quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia.
e) a impossibilidade de atender às necessidades dessa sociedade visto que os recursos são escassos.

2) No gráfico abaixo, a Curva de Possibilidade de Produção de uma economia é representada pela linha cheia ligando os pontos A e B.

Bem Y
Bem X
A
B C
O deslocamento da curva para a posição ocupada pela linha tracejada que liga os pontos A e C é compatível com a causa seguinte:

a) Progresso tecnológico aplicável à produção de cada um dos dois bens, mantidas constantes as dotações dos demais recursos produtivos.
b) Redução da dotação de um dos recursos aplicáveis à produção do bem Y, mantida constantes as dotações dos demais recursos aplicáveis à produção dos bens X e Y.
c) Progresso tecnológico aplicável exclusivamente à produção do bem Y, mantidas constantes as dotações dos demais recursos aplicáveis à produção dos bens X e Y.
d) Redução da dotação de um dos recursos aplicáveis à produção do bem X, mantidas constantes as dotações dos demais recursos aplicáveis à produção dos bens X e Y.
e) Progresso tecnológico aplicável exclusivamente à produção do bem X, mantidas constantes as dotações dos demais recursos aplicáveis à produção dos bens X e Y.

3) Assinale cada uma das questões como Falsa (F) ou Verdadeira (V), justificando as que julgar erradas.

(__) A) O custo de oportunidade é simplesmente a contabilização dos gastos na produção de um determinado bem ou serviço
(__) B) Os fatores de produção podem ser classificados em mão-de-obra, terra e capital. Terra representa os elementos da natureza em que sua incorporação ao processo produtivo é viável. Mão-de-obra refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos indivíduos que fazem parte da população economicamente ativa. Capital é composto pelos edifícios, máquinas, equipamentos e a existência de meios elaborados utilizados no processo produtivo.
(__) C) O problema econômico fundamental é distribuir a riqueza da sociedade de maneira justa entre as pessoas, por isso, economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como a sociedade decide empregar seus recursos abundantes de forma eqüitativa.
(__) D) Os preços e as quantidades demandadas, ceteris paribus, variam na mesma direção: quanto mais altos aqueles forem, maiores estas serão.

4) Aponte a afirmativa falsa:

a) Recursos produtivos, bens e serviços são ditos econômicos quando são relativamente escassos.
b) O conjunto dos elementos da natureza não necessariamente se identifica como recursos naturais.
c) Empresas que se dedicam unicamente ao transporte de mercadorias são unidades produtivas do setor terciário da economia.
d) Automóveis podem ser bens de consumo durável ou bens de produção.
e) Nos Estados Unidos a maior parte dos os habitantes não problemas de escassez de produtos ou recursos, logo o problema econômico básico não se aplica a esse país.

5) A população economicamente ativa de uma economia é o total das pessoas

a) em condições de trabalhar e que demandam serviços do fator trabalho no mercado de fatores.
b) em idade de trabalhar e que ofertam serviços do fator trabalho no mercado de fatores, estejam ou não empregadas.
c) em idade de trabalhar, que ofertam força de trabalho no mercado de fatores e estão efetivamente empregadas.
d) em idade de trabalhar, que demandam força de trabalho no mercado de fatores e estão efetivamente empregadas.



Unidade II - Introdução à Microeconomia: Oferta, Demanda e Estruturas de Mercado

6) INSTITUTO RIO BRANCO [2003 – nº 27] - Considerando os conceitos básicos da análise econômica, julgue se a afirmativa é certa ou errada. “O pacote recente do governo brasileiro, que injetou crédito de R$ 400 milhões para a compra de eletrodomésticos, deslocará a curva de demanda de eletroeletrônicos para cima e para a direita, e a curva de oferta desses bens, para baixo e para a esquerda”.

7) PROVÃO [2000 – nº 3] - Suponha três bens normais: X, Y e Z. Os bens X e Y são substitutos, enquanto os bens Y e Z são complementares. Considerando tudo o mais constante, um aumento do preço de X provocará redução na quantidade transacionada de:
A) X e também redução na de Y.
B) X e também redução na de Z.
C) X e aumento na de Z.
D) Y e aumento na de X.
E) Y e aumento na de Z.

8) Quais dos seguintes pares são incompatíveis?

a) perfeita competição – muitos vendedores.
b) monopsônio – um único comprador
c) monopólio – um único vendedor de um bem com substitutos próximos.
d) oligopólio – poucas firmas vendendo produtos que são substitutos próximos.
e) concorrência monopolística – produtos diferenciados.

9) Com respeito a oferta e demanda, faça as questões a seguir:
a) Desenhe uma curva de oferta e demanda para um determinado bem.
b) Cite dois fatores que podem deslocar a curva oferta e dois que podem deslocar a curva de demanda. Represente graficamente.
c) Suponha que estando o mercado em equilíbrio a curva de demanda se desloque para direita, aumentando preço e quantidade de equilíbrio. Que medida o Governo poderia adotar para fazer com que os preços voltem para o nível inicial?