28 de outubro de 2008

AULA 8 DE TGA

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

· A partir dos movimentos da TRH e após a publicação de vários livros de autores como Chester Barnard, Georige Homans e Heber Simon nasce uma nova configuração sobre a gestão administrativa.

· A partir de 1950 desenvolve, inicialmente nos EUA, uma nova concepção de Administração, trazendo novos conceitos, novas variáveis e, sobretudo, uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações.

· A Abordagem Comportamental – também chamada Behaviorista – marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento, originando-se da psicologia organizacional.

· Comportamento: maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age em resposta ao seu meio ambiente.

· É com a Abordagem Comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional.

· Ainda há a predominância na ênfase nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional.

· A Abordagem Comportamental se divide em duas frentes:

1. Teoria Comportamental da Administração
2. Teoria do Desenvolvimento Organizacional

TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

· Esta teoria veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa.

· A ênfase permanece nas pessoas, mas tendo um contexto organizacional.





· Origem:
Ø oposição pesada da TRH em relação à AC, caminhou lentamente para um segundo estágio: Teoria Comportamental. Procurou-se representar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formada com o enfoque das relações humanas;
Ø a Teoria Comportamental pode ser considerada um desdobramento da TRH, só que rejeita as concepções ingênuas e românticas daquela;
Ø a Teoria Comportamental critica severamente a AC;
Ø o marco do início da Teoria Comportamental foi a publicação do livro de Herbert A Simon – “O Comportamento Administrativo”;

· O livro de Herbert A Simon faz um ataque indiscriminado aos princípios da AC e a aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais idéias da TRH.

· Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental baseou-se no comportamento individual das pessoas, sendo o tema “motivação humana” o mais importante desta teoria.

· Vimos na TRH que o homem é dotado de necessidades complexas e diferentes.

· Os autores Behavioristas verificaram que os Administradores precisavam conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

· As necessidades humanas apresentadas por Maslow através da Teoria da Motivação tomam formas e expressões que variam expressivamente de pessoa para pessoa.

· A intensidade ou manifestação também varia, obedecendo sempre às diferenças individuais entre os indivíduos.

· A Teoria de Maslow pressupõe os seguintes aspectos:

1. quando uma necessidade de nível mais baixo é atendida, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado possa desenvolver;

2. nem todos chegam ao topo da pirâmide. Alguns chegam a preocupar fortemente com necessidades de auto realização. Enquanto muitos outros ficam preocupados exclusivamente com as necessidades de segurança e fisiológica;

3. quando as necessidades mais baixas estão satisfeitas, as necessidades nos níveis mais elevados começam a dominar o comportamento. Mas, quando alguma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar o comportamento;

4. cada pessoa possui mais de uma motivação. Todos os níveis atuam conjuntamente no organismo, dominando as necessidades mais elevadas sobre as mais baixas, desde que estas estejam suficientemente satisfeitas ou atendidas. Toda necessidade está intimamente relacionada com o estado de satisfação ou insatisfação de outras necessidades. Seu efeito sobre o organismo é sempre global e conjunto e nunca isolado;

5. qualquer comportamento motivado é como um canal pelo qual muitas necessidades fundamentais podem ser expressas ou satisfeitas conjuntamente;

6. qualquer frustração ou possibilidade de frustração da satisfação de certas necessidades passa a ser considerada ameaça psicológica. Essa ameaça é que produz as reações gerais de emergência no comportamento humano.

TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG

· Fatores higiênicos: chamados também de extrínsecos, pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas.

· Fatores motivacionais: ou intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo.

ESTILO DE ADMINISTRAÇÃO

· A Teoria comportamental demonstra vários estilos de administração que estão disponíveis ao Administrador.

· Os estilos de gerenciar dependem das convicções que o gestor têm a respeito do comportamento humano dentro da organização.

TEORIA X E TEORIA Y

· MacGregor demonstrou dois estilos opostos e antagônicos de administrar: tradicional e moderno.

· Tradicional: excessivamente mecanicista e pragmático.

· Moderno: baseado nas concepções avançadas a respeito do comportamento humano.

TEORIA X

· É a concepção tradicional de administração.

· Baseia-se em concepções de que o homem é:
Ø indolente e preguiçoso
Ø falta ao indivíduo ambição
Ø os objetivos das pessoas são pessoais e opõem-se ao das organizações
Ø pela natureza no homem, ele é resistente às mudanças, pois procura sua segurança e não corre risco
Ø por ser dependente, é incapaz de autocontrole e autodisciplina

· Em função dessas características o estilo da administração deve ser duro, rígido ou autocrático.

· As pessoas passam a ser meios de recursos ou de produção.

· A administração, segundo a Teoria X, caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
Ø é responsável pela organização dos recursos da empresa no interesse exclusivo de seus objetivos econômicos
Ø deve dirigir esforços das pessoas, incentivá-las, controlar suas ações e modificar seu comportamento para atender às necessidades da empresa
Ø sem essa intervenção, as pessoas seriam totalmente passivas com relação às necessidades da empresa ou resistiriam a elas.
Ø como o indivíduo, primariamente, são motivados por valores monetários, a empresa deve usar o salário como um meio de recompensa ou de punição.

· Em função dessas características o estilo da administração deve ser duro, rígido ou autocrático.

· A Teoria X representa o bitolamento da iniciativa individual, o empecilho à criação e o estreitamento das ações profissionais através do método preestabelecido e da rotina de trabalho.

· A gestão baseada na Teoria X leva os indivíduos a fazerem exatamente aquilo que a organização pretende, sem ouvir opiniões ou perceber objetivos pessoais.

· Toda vez que um Administrador impor de forma arbitrária e de cima para baixo em esquema de trabalho e passe a controlar o comportamento de seus subordinados, ele estará fazendo a Teoria X.

· Impor autocriticamente ou suavemente não faz diferença, ambas são formas de fazer a Teoria X.

· Neste sentido, a própria Teoria das Relações Humanas, também é uma forma suave, macia e enganosa de se praticar a Teoria X.

· As condições impostas pela Teoria X, nestes últimos 50 anos, condicionaram as pessoas a tarefas superespecializadas e bitoladas, amarrando-as empregos limitados e mecanizados por métodos e processos de trabalho rígidos e mecanísticos, que não utilizam todas as capacidades das pessoas, desencorajam a iniciativa e a aceitação de responsabilidades, desenvolvem a passividade e tiram todo o significado psicológico do trabalho.

· Enfim, ao longo do período de predomínio da Teoria X, as pessoas acostumaram-se a ser dirigidas, controladas e manipuladas pelas empresas e a encontrar fora do trabalho as satisfações para as suas necessidades pessoais de auto-realização.

TEORIA Y

· Baseia-se nas concepções e princípios modernos e sem preconceitos a respeito da natureza humana:
Ø o homem médio não tem desprazer inerente em trabalhar.
Ø as pessoas não são, por sua natureza intrínsecas, passivas ou resistentes às necessidades da empresa
Ø as pessoas têm motivação básica, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades.
Ø o homem médio aprende sob certas condições não a aceitar, mas também a procurar responsabilidade.
Ø a capacidade de alto grau de imaginação e de criatividade na solução de problemas empresariais é amplamente – e não escassamente – distribuída entre as pessoas.

· A Teoria Y desenvolve um estilo de gestão muito aberto e dinâmico, democrático através do qual o Administrador pode criar oportunidades, liberar potenciais, remover obstáculos e encorajar o desenvolvimento individual.

· A Teoria Y caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
Ø motivação, potencial, responsabilidade e o alcance das empresas, todos estes fatores, estão presentes nas pessoas.
Ø esses fatores não são criados nas pessoas pela administração, mas estas são responsáveis por proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam, por si própria, esta característica.
Ø a meta da administração é criar condições e formas para que o indivíduo possa atingir melhor os objetivos pessoais, dirigindo seus próprios esforços em direção aos objetivos da empresa.

· Para MacGregor, baseado na Teoria Y, as empresas devem dirigir as pessoas com medidas inovadoras e humanísticas, dentre elas destacam-se:
Ø descentralizar as decisões e delegar as responsabilidades
Ø ampliar cargos para maior significado do trabalho
Ø os indivíduos devem participar das decisões e administrar de forma consultiva
Ø avaliar através da auto-avaliação do desempenho



Aula extraída do capítulo 13 – Introdução à Teoria Geral da Administração - Chiavenato.