21 de agosto de 2008

Unidade. II – ABORDAGEM CLÁSSIC A (AULA 2)

1. O movimento Clássico

· No início do século XX Frederick Winslow Taylor – engenheiro desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica com um objetivo: aumentar a eficiência das organizações por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho.

· Henri Fayol – engenheiro, europeu, criou a Teoria Clássica preocupado com a eficiência da empresa por meio da organização e da aplicação de princípios gerais de gestão em bases científica.

· Taylor e Fayol, embora não tenham se comunicado entre si, partiram de pontos de vistas diferentes e mesmo opostos, mas as suas idéias formaram a base da Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração.

· A escola perdurou aproximadamente 40 anos nas organizações.

· A Abordagem Clássica da Administração é desdobrada em duas situações bastante diferente, e até oposta entre si, mas se completam com alguma coerência.
...................................................................................................................................................................

· Escola da Administração Científica – teve sua origem nos EUA, a partir dos estudos de Taylor. Formada principalmente por engenheiros, como Henry Lawrence Gantt, Frank Bunker Gilbreth, Harrington Emerson e outros.

· Objetivo específico: aumentar a produtividade da organização por meio do aumento de eficiência no nível operacional.

· Para atingir este objetivo é que enfatizou a análise e divisão do trabalho.

· A abordagem da Administração Científica é feita de baixo para cima – do operário para seu superior, e das partes para o todo – operários e seus cargos para a organização.

· O foco/energia passa para o método do trabalho, para os movimentos e para o tempo padrão.

· Com este foco permitiu-se a especialização do indivíduo e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos, etc., que constituiu a chamada “Organização Racional do Trabalho” (ORT).
.....................................................................................................................................................................

· Teoria Clássica – teve início na França, com a chamada corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização. Formada por Fayol, os executivos das empresas da época James D. Mononey, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick e outros.

· Objetivo específico: aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e das inter-relações estruturais.

· A TC enfatiza a anatomia (estrutura) e a fisiologia (funcionamento) da organização.

· Sua abordagem é de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamento).

· O foco/energia passa para a atenção na estrutura organizacional.

· Com este foco permitiu-se melhorar a maneira de subdividir a organização sob a centralização de um gerente principal.






.....................................................................................................................................................................



Administração
Científica
Taylor
Ênfase nas
tarefas
Abordagem
Clássica da
Administração



Teoria
Clássica
Fayol
Ênfase na
estrutura